Anais da XXIII Jornada de Iniciação Científica, Curitiba, v. 1, n. 12, 2021.

Editores: Ana Luiza Baccin Carvalho, Elis Regina Arévalos Soares, Emily Emanuele Franco Mewes, Isabela Benedetti Sebben, Gabriela Grupp, Matheus Henrique Pires da Silva, Nara Veiga Borges, Victor Hugo Petersen.


Tutora do Grupo PET/Direito: Heloisa Fernandes Câmara.


Organização: Ana Luiza Baccin Carvalho, Elis Regina Arévalos Soares, Emily Emanuele Franco Mewes, Isabela Benedetti Sebben, Gabriela Grupp, Matheus Henrique Pires da Silva, Nara Veiga Borges, Victor Hugo Petersen.


Apresentação:

Em 2021, o grupo PET Direito organizou a XXIII Jornada de Iniciação Científica. A Jornada realizou duas bancas nas áreas de Estudos em Direito do Estado e Estudos Teóricos e Interdisciplinares do Direito, seguindo as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. A composição das bancas levou em consideração a representatividade racial e feminina, sendo compostas por Doutoras/Doutorandas e Mestres/Mestrandas, oferecendo, assim, diferentes pontos de vista na análise e avaliação dos trabalhos. Tal formação permitiu um diálogo entre avaliadoras com diferentes vivências e provenientes de momentos distintos da vida acadêmica e resultou em um julgamento mais plural, mas por certo não menos criterioso, dos artigos apresentados.

Edital


Prefácio pelos editores (p. 1)


 


ESTUDOS EM DIREITO DO ESTADO


Banca: Eneida Desiree Salgado, Arthur Passos El Horr e Jaqueline Pereira de Andrade.


Artigos publicados:


1 ª Colocado: “Bolsonaro e seu autoritarismo midiático: uma análise da eficácia de sua estratégia e o risco à democracia (p. 2-24) por Haroldo Capelletti Nogiri Filho.



ESTUDOS TEÓRICOS E INTERDISCIPLINARES DO DIREITO


Banca: Gabriela Caramuru Teles, Daniel Fauth Washignton Martins e Ana Paula Martins Hupp.


Artigos publicados:


1 ª Colocada: “O trabalho reprodutivo e a superexploração da força de trabalho da mulher: diálogos entre a Teoria da Consubstancialidade e a Teoria Marxista da Dependência (p. 25-46) por Heloísa Nerone.


2 º Colocadas: O indígena no seio do constitucionalismo latino americano: uma análise sobre as autonomias e a jurisdição indígenas originárias campesinas no Estado plurinacional da Bolívia (p. 47-86) por Ana Gabrieli Reis e Gabriel Eduardo de Andrade.


3 º Colocado: A judicialização da defesa dos Direitos Humanos pelo Direito Penal Internacional e a política internacional (p. 70-87) por Mateus Baptista de Siqueira.