Livro: As Encruzilhadas da Subjetividade Jurídica a Partir do Sul (2021)

Tutora do Grupo PET-DireitoHeloísa Fernandes Câmara


Organização: Grupo PET-Direito


Apresentação da Professora Tutora:

” O presente livro é o resultado das pesquisas coletivas feitas pelas discentes do PET Direito UFPR em 2021, no segundo ano da pandemia.

A marcação do tempo em que se deu a pesquisa é parte importante para contextualizá-la. O tema “As encruzilhadas da subjetividade jurídica a partir do sul” foi escolhido com o objetivo de pensar o direito e suas práticas a partir de um olhar que, sem excluir as contribuições do norte, pretende reconhecer as práticas do sul como uma forma de saber mais de si.

As ilustrações apresentadas ao fim dessa apresentação, ambas de Joaquín Torres García, representam a busca pela teorização aliada e alinhada à concretude das experiências dos múltiplos sujeitos, muitas vezes excluídos sob o manto do “homem universal”. A pesquisa foi acompanhada de importantes mudanças no grupo PET. Em 2021 foi a primeira seleção de alunas em que houve cotas, em um esforço do grupo para ser mais plural e diverso não somente em seu agir, mas também em seu constituir. Foi também a primeira seleção feita integralmente de forma remota, o que nos fez repensar a própria forma de seleção. A fase escrita consistiu na produção de ensaio. A inclusão do gênero ensaio trouxe maior espaço para a criatividade das discentes e abertura às vivências na relação com os textos indicados.

Também merece destaque o I Concurso de Artigos Científicos do PET Direito da Universidade Federal do Paraná. O concurso foi criado para promover maior aproximação com as discentes do curso de Direito da UFPR e possibilitar espaço para publicação de bons trabalhos de graduandos. Parabenizamos os acadêmicos Luiz Henrique dos Santos Lima e Luana Moratelli Orfino, que, respectivamente, ficaram em primeiro e segundo lugar no concurso. Agradecemos também as professoras Bárbara Caramuru Teles e TchennaFernandes Maso por terem composto a banca de avaliação.

É neste contexto de mudanças que os artigos foram pensados, produzidos e debatidos. A busca de uma outridade que ajuda a olhar para si foi o fio condutor. Esperamos que as reflexões aqui trazidas ajudem a (re)pensar a subjetividade jurídica.

Acesse a obra neste link.