Anais da XXI Jornada de Iniciação Científica, Curitiba, v.1, n. 10, 2019.

Editores: César Toyokazu Hirose, Pablo Ademir de Souza e Raul Nicolas Dombek Coelho


Tutora do Grupo PET/Direito: Eneida Desiree Salgado


Organização: Grupo PET/Direito


Apresentação:

Em 2019, o grupo PET Direito organizou a XXI Jornada de Iniciação Científica. A Jornada realizou três bancas simultâneas nas áreas de Estudos em Direito das Relações Sociais, Estudos em Direito do Estado e Estudos Propedêuticos em Direito, seguindo as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Todas as bancas contaram com um professor da casa, um um aluno do Programa de Pós-Graduação e um integrante do grupo PET Direito da UFPR. Alunos da UFPR e de outras instituições submeteram seus artigos. Foram apresentados e avaliados 13 artigos, distribuídos nas três áreas de concentração, sendo que os 02 primeiros classificados de cada categoria constam nesta publicação em sua versão integral.

Edital


Prefácio pelos Editores (p. 1)


ESTUDOS EM DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS


Banca: Tatyana Scheila Friedrich, Camila Bottaro Sales e Arthur Passos El Horr.


Artigos publicados:


1 ª Colocada: “A internacionalização das empresas brasileiras na América do Sul e o paradigma Eclético de Dunning (p. 2-23) por Amanda Mitsue Zuchieri.


2 º Colocado : “Processos estruturais previdenciários” (p. 24-42) por Alberto Luiz Hanemann Bastos e Erick Kiyoshi Nakamura.



ESTUDOS EM DIREITO DO ESTADO


Banca: Eneida Desiree Salgado, Rennan Klingelfus Gardoni e Letícia Klechowicz.


Artigos publicados:


1 º Colocado: “Restrições à propaganda eleitoral: impactos no eleitorado e na democracia (p. 43-63) por  Marcelle Cortiano.

2 º Colocado: “Uma perspectiva do numerus clausus no sistema penitenciário brasileiro para a saída do Inferno de Dante” (p. 64-77) por Erick Kiyoshi Nakamura e Fernando Luiz Trierweiler.



ESTUDOS PROPEDÊUTICOS EM DIREITO


Banca: Thiago Freitas Hansen, Kamila Strapasson e Amanda Cristina Botelho.


Artigos publicados:


1 ª Colocada: “A filosofia da libertação e o projeto de construção da transmodernidade numa perspectiva latino-americana (p. 78-97) por Vitoria Hiromi Saito.


2 º Colocado: Estado Social em Crise: discurso e interesses simbólico-materiais por detrás da ascensão do Estado penal (p. 98-117) por Laís Pagnoncelli.